“BERTIOGA É O MEU LAR E A DEFENDO COM MUITO TRABALHO E DEDICAÇÃO”, DECLARA VALDIZAR ALBUQUERQUE

Valdizar Albuquerque

Em comentários de bastidores muito se fala sobre a política bertioguense e, Valdizar Albuquerque sempre está na ‘boca do povo’, desta vez sendo citado nestas conversas, apontado como “apoiador do prefeito Caio Matheus”, ou mesmo como um pré-candidato ao Executivo Municipal, em potencial por ter boa influência na Assembléia Legislativa de São Paulo com diversos Deputados Estaduais.

Para quem ainda pouco sabe sobre quem é Valdizar Albuquerque e como ele construiu sua história em Bertioga, pode-se dizer que, foi Presidente do PHS – Partido Humanista da Solidariedade na cidade, atualmente incorporado ao Podemos. Foi membro da Comissão Nacional Tripartite no extinto Ministério do Trabalho e Emprego; foi também um dos fundadores do Grupo Mobilizador por Bertioga que organizou a Cidade para discutir a Revisão do Plano Diretor em 2015, estando entre os que conseguiram barrar o projeto do referido Plano, que poderia ser danoso à cidade, na opinião dos membros desse movimento. Essa situação rendeu até agressões ao Valdizar à epoca.

Valdizar também é um dos membros do Movimento Salve o Itapanhaú, que realizou intenso debate contra a transposição. Foi contra desde o início desse processo. Em Audiência Pública ocorrida no Hotel 27, ele chegou a justificar perante todos os presentes, o que poderia ser feito para resolver o problema de abastecimento de água da RMSP sem que haja a transposição.

Teve expressiva atuação à frente do Departamento de Operações Ambientais no combate às invasões de 2017 até final de 2018. Neste período, ocorreu significativa redução e abertura de diversos inquéritos civis, resultado da parceria realizada com o Ministério Publico.

Atual presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo, Valdizar é profissional formado na área e também em Gestão Ambiental com Licenciatura em Educação Profissional com habilitação em Meio Ambiente. Trabalhou em diversas empresas privadas em São Paulo, exerceu docência sendo professor na Rede Senac e no Centro Paula Souza (ETEC), onde acumulou a função de Coordenador de Cursos. Foi também Diretor de Comunicação da Revista Primeiro Passo, por cinco anos e é até hoje diretor Técnico da empresa Darmattma, Serviços de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Sua ligação com Bertioga foi iniciada quando bem jovem, exatamente em 27 de Maio do ano 2000, quando tomou a decisão de um dia morar no município por ter se apaixonado por esse local, que sempre visitava em seus momentos de lazer e descanso.

Valdizar Albuquerque é um defensor do Programa Cidade Sustentável. Segundo ele, muitas cidades que possuem desigualdade e seus diversos conflitos sociais podem ter essas situações adversas sanadas, buscando a melhoria contínua com uma boa administração pública, pautada no conceito de Cidade Sustentável.

Essa visão de mundo explica os projetos que Valdizar tem apoiado com grande engajamento, como os eventos e espaços culturais, realização do Afrofest, Novembeer, Espaço Multicultural Sambaquis, Curta Bertioga e outros. Ele também é o idealizador do ‘Maio Náutico’, maior evento de turismo e segurança do Litoral Paulista.