EMPREENDEDORISMO

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muita gente. Mas colocar as ideias em prática e partir para a ação exige coragem, determinação e, por que não dizer, histórias inspiradoras de pessoas que arregaçaram as mangas, botaram a mão na massa e transformaram esse sonho em realidade!

O empresário John Tony Silva

ENTREVISTA COM O BIOMÉDICO JOHN TONY SILVA, DA JAC LABORATÓRIO E CAFÉ

“Todos nós somos empreendedores, a vontade de criar coisas está no nosso DNA”. A frase do empresário americano Reid Garrett Hoffman, um dos fundadores do LinkedIn (maior rede social voltada para relacionamento profissional do mundo) tem relação direta com a trajetória de vida do biomédico John Tony Silva, 40 anos, casado com Jaqueline, pai da Pietra e do Lorenzo e proprietário do JAC Laboratório e JAC Café, estabelecimentos localizados na Rua Antônio Rodrigues de Almeida, n°595, no Centro. Desde a infância, John sempre teve “veia empreendedora”, ele começou vendendo roupas, comida, pranchas de surfe usadas, enfim, trabalhou em vários segmentos de vendas.

O Dr John Tony nasceu em Santos, foi criado em São Vicente e mora em Bertioga há 13 anos. “Toda minha Educação foi em Santos: cursos, estágios, faculdade…”, conta ele que formou-se em 2010 pela Fundação Lusíada. Em Santos, John também serviu no Exército brasileiro durante sete anos, onde ocupou a patente de cabo. “Na época, eu era estudante de Biomedicina e trabalhava no posto médico do Exército, dentro do laboratório. Quando saí do quartel, me formei e vim para Bertioga”, disse.

Chegando na cidade, o seu primeiro emprego foi em um laboratório veterinário. “Mas, como o meu forte é a área das humanas, onde eu toco com facilidade, acabei migrando”, comenta John Tony lembrando que na época chegou a trabalhar de gestor em um laboratório do SUS (Sistema Único de Saúde). “Não me formei pensando: ‘agora vou ser biomédico-empresário, não’; mas a veia empreendedora falava mais forte: ‘é hora de eu ter a minha própria empresa’. Resolvi então atuar por conta própria, iniciei com uma bancada para laboratório, o meu primeiro endereço foi na Rua Rafael Costabile, n°447, onde nasceu o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Aí, depois, eu mudei para a Avenida Anchieta, n°440, e agora estou com sede própria na Rua Antônio Rodrigues de Almeida, n°595”, ressalta.

MAIOR LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA CIDADE

O biomédico afirma com 100% de convicção que o JAC Laboratório é a maior estrutura de análises clínicas de Bertioga. “Tanto em área de construção, física, como na área de equipamentos”, diz. “Hoje é uma sede totalmente completa porque eu tenho a recepção ampla, onde posso atender mais de 25 pessoas; tenho salas de coleta adaptadas de acordo com cada necessidade, como: sala de repouso, coleta ginecológica, coleta da secreção vaginal, uma para coleta infantil (que é uma sala totalmente lúdica), uma sala exclusiva de coleta para Covid-19 (evitando assim o contato entre pacientes com suspeita da doença e os que irão realizar outros testes); entre outros ambientes, além da coleta domiciliar”, enfatiza.

O JAC Laboratório conta com uma equipe de profissionais bem treinados e eficientes, o que eleva ainda mais o nível de qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa. Segundo o Dr John Tony, ele mesmo participa do treinamento dos colaboradores, incentivando o engajamento deles com os propósitos da empresa, “que é uma cultura mais humanizada”. “Na área operacional temos todos os equipamentos, os laudos de análises clínicas saem em menos de 10 minutos. Dependendo do exame, o paciente pode aguardar o resultado aqui mesmo no laboratório”, afirma o biomédico.

MEDICINA DIAGNÓSTICA NA PALMA DA MÃO

John Tony afirma que o JAC Laboratório tem o propósito de oferecer serviços e atendimentos de qualidade. “Pela manhã, o paciente chega em jejum para o exame e, logo após, a gente oferece o desjejum, onde ele toma um café expresso e saboreia alguns biscoitos, que é para ter um pouco de carga, de energia para continuar a tocada do dia”, diz. Ele conta que criou alguns check-ups, com exames laboratoriais básicos de acordo com a idade e sexo do paciente, que ele também chama de “pacotes”.

“É para facilitar a vida de quem não tem pedido médico. Como a da pessoa que está em um relacionamento sério e não quer mais usar preservativos nas relações, mas quer ter segurança. Temos para ela o pacote DST (doença sexualmente transmissível); um pacote exclusivo para o homem a partir dos 45 anos, que tem histórico na família de alguém com câncer de próstata, ou que está com 50 anos e quer apenas se prevenir; um pacote com exames que toda mulher deve fazer: TGO e TGP (função hepática), creatinina e ureia (função renal), dosagem de hormônios da tireoide; entre outros pacotes”, ressalta John Tony.

“A pessoa às vezes quer fazer determinado exame para saber como está a saúde, mas existe aquele mito: ‘primeiro tem que passar no médico’. Não precisa mais, a gente consegue hoje entregar alguns resultados sem solicitação médica. Isso até ajuda a nortear o médico na primeira consulta, o paciente já chega com o check-up que tem um rol de exames onde pega o fígado, o coração, rins, o hemograma completo para ver se tem anemia, diabetes etc. No primeiro contato, o médico vai dizer: “Pô, já trouxe até o resultado do exame!”, diz John Tony frisando que o preço desses check-ups não é nada abusivo. “O preço é baixo, as pessoas podem vir fazer o pacote de exames despreocupadas porque o preço é bem acessível”, garante o biomédico.

JAC CAFÉ “O JAC

Café deu super certo! Eu gosto de encantar o nosso paciente, entregar mais, fazer ele se sentir valorizado. O paciente chega em jejum, faz os procedimentos e, na sequência, toma um café expresso, come alguns biscoitos ou, se quiser, pode escolher outras opções. Mas eu estou dando encantamento para ele, estou dando mais do que ele achava que ia receber, a gente gosta de entregar sempre a mais”, comenta John Tony enfatizando que os pacientes do JAC Laboratório adoram o JAC Café, “que também é voltado para o público”. “Tanto que o horário é diferente, a gente estica uma hora a mais, o pessoal passa na rua a noite e vê que o JAC Café está funcionando”, ressalta.

No cardápio, além do bom e velho pão na chapa, tem café com leite, cappuccino, café gelado, café expresso, café frappé, queijo quente, misto quente, lanches naturais, pão de queijo, omelete, bolos, doces, sucos, vitaminas, refrigerantes e muito mais. “Temos produtos de linha zero glúten, produtos sem lactose e outros alergênicos, produtos nutritivos, saborosos e ricos em proteínas”, finaliza o Dr John Tony.