VEREADOR NEY LYRA QUER RETOMADA DO PROJETO DE RECIFES ARTIFICIAIS EM BERTIOGA

O intuito é o de obter novos habitats para espécies de peixes que já não se encontram em determinado local e os recifes servem como proteção contra o avanço do mar e para o fundo marinho, contra danos causados pela pesca predatória

Na última sessão realizada na Câmara Municipal, o vereador Ney Lyra (PSDB) solicitou através da indicação: 379/21 a a retomada de um projeto chamado Recifes Artificiais em Bertioga. ” O Recifes Artificiais é um sistema que visa transformar ambientes marinhos no intuito de obter novos habitats para espécies de peixes que já não se encontram em determinado local e os recifes servem como proteção contra o avanço do mar e proteção para o fundo marinho, contra danos causados pela pesca predatória, como na pesca de arrasto, por exemplo. Estruturas de tubos de concretos ou embarcações afundadas podem povoar muitas especiais, pois as estruturas servirão como abrigo”, explica o parlamentar. Ney ainda diz que as estruturas imitam os substratos rochosos presentes nas encostas marítimas, locais onde se encontram inúmeras espécies de peixes. E ele diz mais.

“Outro benefício que pode ser realizado, é possibilitar o aumento de turismo em torno da região, pois a área poderá ser utilizada por mergulhadores recreativos e, tendo como incentivo, barcos naufragados ou estruturas em forma de obra de arte debaixo d’água, isso atrairá uma grande biodiversidade que incrementará o turismo do mergulho contemplativo. Outro fator importante é que o Recife Artificial preserva a região onde ele implantado, evita que traineiras façam a pesca predatória, atraindo milhares de espécie favorecendo a pesca amadora, a pesca esportiva e a pesca submarina. No período de 1997 e 2000 foram instaladas 200 estruturas de concreto, em Bertioga, o modelo adotado inibe a parelha, método de pesca em que dois barcos navegam lado a lado com grandes redes, varrendo toda a coluna de água e o fundo”, ressalta.

O vereador ainda realça que a Fundação de Estudos de pesquisas Aquáticas (Fundespa) apresentou o diagnóstico ambiental da zona costeira de Bertioga para a instalação de recifes artificiais marinhos na área de Itaguaré. “Trata-se do resultado do primeiro levantamento geológico do fundo do mar, em uma área de dois quilômetros de largura até a Ilha de Alcatrazes, que mostrou os pontos mais propícios, naquela região, para a implantação das estruturas”, encerra Ney.