FELIZ DIA DOS PROFESSORES, POIS A LUTA CONTINUA ACESA NUM CANTINHO DE ESPERANÇA

Por Willian Santos

Professor na atual gestão do governo federal, cujo o presidente aparenta pouco ter frequentado a escola na vida dele, é chamado de vagabundo, mas trabalha dobrado ou triplicado para ainda sim ter o salário defasado, devido a um projeto governamental que há tempos é bem sucedido e mantido assim com veemência. Isso com muita competência na garantia da falta de todos os tipos de estrutura nas escolas municipais e estaduais. Porém, é claro que em todos os Estados há ao menos uma cidade onde tem uma escola modelo para ser dito que a Educação está sendo priorizada, levada a sério, sendo essa uma ação bem montada de velhacos vis.

Entretanto, é sabido que houve um tempo em que os estudantes só passavam para as séries seguintes se tivessem boas notas. Atualmente, basta ter presença na sala de aula que é suficiente para a aprovação, mesmo com os alunos sendo praticamente analfabetos em todos os sentidos, pois não fazem questão de estudar sem que haja a imposição da média mínima (nota). Políticos fizeram isso e se nutrem da ignorância desses eleitores formados pela cartilha que chega atrasada nas escolas, quando chega; se nutrem quando estes alunos não têm tecnologia básica e até quando falta merenda nas unidades escolares; se nutrem quando os professores não possuem estímulo, tempo e energia para uma necessária reciclagem, pois precisam trabalhar muito, ganhando pouco, resistindo todo o forte cansaço, para cumprirem com os pagamentos das contas básicas em seus lares.

Todavia, para se ter uma ideia da imensidão deste problema, até o final dos anos 80, profissionais docentes do Estado de São Paulo já chegaram a ganhar em torno de 10 salários mínimos e, na atual conjuntura recebem cerca de três, na mesma jornada normal de trabalho. Políticos não precisam estudar para se darem bem na vida, pois necessitam apenas de atacar a Educação com todas as armas e munições possíveis para isso, porque sabem que este setor, se for bem nutrido, pode resolver as problemáticas de todos os outros em médio a longo prazo. Isso porque, se assim ocorrece, existiriam muito mais pensadores, percebedores das tramoias políticas, sendo verdadeiros soldados contra este sistema sujo, que já deveria ter sido varrido como dejeto fétido, rumo a um fenecer sem qualquer chance de ressurreição.

Existem países, como o Japão, por exemplo, onde os professores são venerados por todos, pois é por eles que passam todos os profissionais de todos os ramos que fazem o país crescer ordenadamente, sendo uma nação equilibrada, respeitada, muito diferente da pátria amada Brasil. Entretanto, fora tudo isso, feliz Dia dos Professores a todos estes profissionais que são tratados como vagabundos, mas que são essenciais por no mínimo ainda existir, uma luz no fim do túnel a acender qualquer lúcida esperança, livre e distante de pensamentos tucanos e de ruminantes seguidores de um asno.