CONHEÇA O CARTUNISTA E HUMORISTA BERTIOGUENSE FELIPE PILOTO

Ele que é de uma família antiga na cidade conta sua trajetória de vida artística

E muita gente sabe quem é Felipe Piloto dos Santos, humorista de stand up e cartunista. Ele é natural de Bertioga, sendo de família tradicional da cidade, “a família Piloto”. É filho de Ester Piloto. Seus avós são a senhora Benedita a dona “Nininha”, que por anos ficou conhecida por vender cocadas na cidade, e seu avô, o saudoso senhor Arnaldo Piloto.

“Minha avó até hoje conta as histórias e dificuldades da época, que veio para cidade com 17 anos com o meu avô. Eles vieram da cidade de São Vicente para firmarem raízes em Bertioga. Aqui na cidade com outros moradores formaram e fizeram parte da primeira vila de moradores próximo ao canal de Bertioga. Na época não havia luz elétrica e nem água encanada”, conta Piloto falando ainda mais sobre a cidade.

“A luz era de lampião a querosene e a água se pegava de balde no Morro da Senhorinha. Eu ainda era criança quando aconteceu a emancipação político-administrativa, aonde parte da população lutou e votou pela autonomia da cidade. Pude conhecer e entender melhor a história só mais tarde. Desde criança sempre gostei de desenhar, na escola enchia as páginas dos cadernos com rabiscos e bonecos e, logo surgiu a oportunidade de publicar minhas charges e cartuns em jornais locais”, diz.

Entre os jornais em que o cartunista publicou suas charges estão os, Folha News, Jornal da Baixada, Jornal Costa Norte e Jornal Gazeta Cidade em São Sebastião, Jornal Extra, entre outros. “Já expus trabalhos na casa da cultura de Bertioga, na capital paulista, na exposição de arte e meio ambiente realizada pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, na semana da arte e cultura da USP, e também fora do Brasil no Salão de Humor Erótico Santa Clara, organizado pela revista Malaíto e a União de Escritores de Cuba. Na época enviei os desenhos pelo correios”, enfatiza.

Algumas das charges do cartunista de ordem política sendo algumas delas publicadas em jornais da região

Piloto também faz menção das épocas de eleições quando chegou a cobrir a corrida eleitoral, produzindo charges e caricaturas dos políticos da cidade, em situações diversas. “Paralelo ao desenho também gostei de brincar com os amigos, os imitando e fazendo vozes fe gente famosa. Quando inicie nos jornais, recebi o convite para fazer programas em rádio, e, logo depois comecei a participar de aulas de teatro também. Em um projeto com o meu grande amigo, o saudoso jornalista Léo Alves, fui convidado a ilustrar o livro, Constituição em Quadrinhos, que foi uma grande experiência descrevendo linearmente todos os artigos e os principais adendos dos preceitos constitucionais”, ressalta o cartunista, ainda falando sobre as imitações que faz de Sílvio Santos, Pelé, entre outros personagens.

“Cheguei a participar de diversas apresentações de humor em bares, casas noturnas, até no Teatro Procópio Ferreira em Guarujá (SP) fazendo essas vozes. Tenho inclusive um projeto particular com o personagem Vô Severino (fantoche) um senhor de idade, com o seu sotaque nordestino, com expressões informais, inocência, curiosidade e uma certa dose de crítica. O Vô Severino usa uma linguagem simples para pontuar com humor, fatos cotidianos vividos no dia a dia. A ideia de criá-lo foi na época em que eu fazia teatro e participei de cursos de manipulação e confecção de bonecos”, conta o humorista ressaltando mais detalhes de seu personagem.

“Eu Já fazia o Vô Severino no programa de rádio, mas eu só tinha a voz dele, e, quando comecei a fazer espetáculo de humor, me surgiu a ideia de colocá-lo nos shows também, em forma de boneco. Em breve o Vô Severino terá um podcast com entrevista, informação e boa música”, fala. Por denunciar e mostrar a verdade com as criticas sociais em forma de humor, o prefeito Caio Matheus (PSDB) moveu ação judicial contra Piloto, entretanto, o alcaide municipal perdeu a causa por censurar a liberdade de expressão e artística. “Enfrentei esse problema como outros na vida. No final deu tudo certo felizmente”, comenta.

O boneco do personagem Vô Severino

Atualmente Felipe Piloto faz parte da equipe de marketing da empresa Linkfort Telecom, e ele diz. “Uma novidade que desenvolvemos é a Linkrádio, e em pouco tempo nossa TV também estará no ar. A rádio já está no ar e vai contar com uma programação diferenciada para a cidade, uma emissora web a serviço da comunidade, oferecendo uma grade de programação como radiojornalismo e prestação de serviços, dando voz aos moradores da cidade. Estamos em fase de criação de quadros e programas tanto de humor como também de informações para a emissora. Agradeço ao senhor Gilton, proprietário da Linkfort, pela confiança em meu trabalho. Para mim, é motivo de muito orgulho poder participar desse projeto desta empresa que, é uma das maiores no
serviço de comunicação Multimídia da Baixada Santista”, encerra.