BALEIA JUBARTE FOI AVISTADA NO CANAL DE SANTOS INDO PARA O CANAL DE BERTIOGA

Instituições conduziram o animal de volta ao mar, com segurança

Uma baleia jubarte estava nadando ao longo do canal do Porto de Santos, Baixada Santista, na tarde da desta quinta-feira 29 de julho. Ao chamar a atenção, o animal mobilizou diversos órgãos ambientais e autoridades portuárias para evitar ser atingido por embarcações ou que ele entrasse em uma área de risco de encalhe. A ação terminou no início da noite com a baleia sendo conduzida em segurança até a Baía de Santos.

Um profissional de rebocador contatou o Instituto Gremar foi acionado por um colaborador de um rebocador que trabalhava na região do porto. A baleia chegou a ser vista por outras pessoas nas proximidades da travessia de catraias entre Santos e Guarujá. O animal seguia em direção ao Canal de Bertioga, numa área de risco de encalhe.

Por esse motivo, o Gremar acionou a Polícia Militar Ambiental Marítima, que enviou uma equipe ao local, e também explicou a situação ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Instituto acionou também a Dersa, a Santos Port Authority (SPA), a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e a Praticagem de Santos.

Os policiais navegaram por vários pontos do Porto de Santos e do Canal de Bertioga. A baleia foi avistada próximo à Base Aérea de Santos, já em direção ao canal (veja o vídeo acima). A Polícia Marítima afirmou que o mamífero é um adulto da espécie jubarte, em excelentes condições natatórias, sem qualquer objeto preso ao corpo e demonstrava estar saudável.

Com auxílio da equipe marítima da Guarda Portuária e sob orientação do Ibama, os policiais navegaram entre o animal e o local de risco, fazendo com que a baleia retornasse em direção à saída do Porto. Todos os órgãos também acompanharam, com embarcações, o deslocamento da baleia.

Fonte: G1