Em Bertioga a regra é: “quem rejeitar a vacina por preferir outra marca, vai para o final da fila”
Quem não quiser ser imunizado com determinada vacina, terá de assinar um termo de responsabilidade
Assim como outras cidades do país é mesmo da região da Baixada Santista, estão fazendo, em Bertioga, a pessoa que rejeitar o imunizante pelo motivo de preferir outro, de outra marca, terá de assinar um termo de responsabilidade e será colocado no final da fila do calendário de vacinação. Inclusive, depois que os jovens de 18 anos forem imunizados.
As informações dos desistentes que assinarem o documento serão armazenadas em um banco de dados, o que permitirá o bloqueio e cancelamento de agendamento online, procedimento necessário para receber a vacina no município.
A nova ordem é prevista em decreto municipal, publicado no Boletim Oficial na última quinta-feira de 8 de julho, e passará a funcionar a partir de sexta-feira, no dia 9.
O Prefeito Caio Matheus disse que a atitude dessas pessoas, chamadas de ‘sommeliers de vacina’, não tem apenas consequências individuais e, que a melhor vacina é a vacina no braço.
Assim sendo, com essa medida, a prefeitura espera que as atitudes dos munícipes sejam diferentes, e que eles possam ser imunizadas o mais rápido possível.