O TRABALHO REALIZADO PELAS EQUIPES DA SEGURANÇA DO MORADA DA PRAIA SALVA VIDAS E APOIA A POLÍCIA

Além da tecnologia implantada que muito colabora com a identificação de todos que adentram o loteamento, as ações das equipes de segurança vão rendendo desfechos positivos de forma geral

A segurança do Morada da Praia, que envolve a vigilância, os guarda-vidas, as câmeras de segurança, o serviço realizado com o drone, entre outros recursos, vai trabalhando firme, inclusive em ocorrências cujo o desfecho resulta em apoio à polícia.

Num caso em que um homem chegou a ser preso em Bertioga, suspeito de ser o chefe de uma quadrilha que praticava golpes em municípios do Estado de Minas Gerais, no caso, o golpe que ficou conhecido como “Golpe do Motoboy, pelo qual ligações telefônicas eram feitas às pessoas, afirmando que o cartão de banco delas estaria sendo clonado, para depois serem recolhidos pelos golpistas que ainda conseguiam a senha das vítimas.

No caso, a polícia prendeu o suspeito que estaria morando de aluguel por dois meses numa casa dentro do loteamento. Segundo o presidente local, Gerson Trentino, devido à uma barulheira como as de festas na casa em questão, isso estava incomodando os moradores aos arredores. Por conta dessas ocorrências, a equipe de segurança do Morada levantou a ficha do atual morador da casa, levando o caso à polícia, que o prendeu como o referido suspeito dos golpes em MG.

Na prisão, um Porsche e um jet-ski haviam sido apreendidos pelos policiais, como se pertencesse ao homem detido, porém, segundo Trentino, os bens foram levados pela polícia por engano, pois pertenciam ao real dono da residência, que foi alugada para o suspeito.

Sobre a farmácia situada no bairro Boracéia, que estava sendo roubada, o proprietário que mora no Morada da Praia, através de câmeras de segurança, viu o momento em que os ladrões estavam dentro do local e acionou a segurança local, que foi até lá e verificou que tinha realmente alguém dentro do estabelecimento e chamou a polícia, realizando a ocorrência juntamente com os policiais. Dois homens foram presos em flagrante, na ocasião.

Outro caso, em que a segurança do loteamento agiu, foi quando uma moça estava por se suicidar, ao pular da passarela, que fica de frente ao condomínio, a qual foi feita para se atravessar a Rodovia Rio-Santos com segurança. Quando a referida moça pularia da estrutura, foi segurada por um dos agentes que salvou a vida dela.

Houve também, uma diminuição significativa das reclamações relacionadas a tráfico de drogas realizado dentro do loteamento. A segurança local em alguns casos abordou os agentes tomando as providências cabíveis. A equipe de salva-vidas do Morada, recentemente, realizou um resgate de quatro pessoas que estavam na área de manguezal às margens do Rio vermelho.

Elas estavam circulando com motos aquáticas que pararam de funcionar e ficaram perdidas. Entretanto, o trabalho realizado com o drone localizou-as, evitando que elas pudessem sofrer com uma hipotermia numa madrugada fria. A equipe do corpo de bombeiros havia sido acionada, mas estava em outra ocorrência. Assim sendo, a equipe de salvamento do morada deu conta do resgate. Nos grupos de WhatsApp relacionados ao loteamento, um dos associados realçou a importância desse pagar a mensalidade para a associação. Conforme ele, se não houvesse a mensalidade, não haveria a equipe de guarda-vidas que salvou as pessoas da referida situação no Rio Vermelho, evitando um desfecho negativo que poderia ser a morte.

A segurança no condomínio como se pode notar, vai muito bem, inclusive com a implantação do sistema QR code que logo estará em funcionamento; com o trabalho do reconhecimento facial, já em uso, além do reconhecimento de placas de automóveis, também funcionando muito bem na portaria, identificando cada indivíduo e veículo que adentra o loteamento.