PM É AFASTADO DAS RUAS POR AFIRMAR QUE JOVEM TEM CARA DE BANDIDO
Santos Baixada Santista
Num caso que ocorreu quando um jovem, que trabalha durante a madrugada em um supermercado em Santos, voltava do serviço pela ciclovia, no início de janeiro deste ano. No trajeto, ele foi ‘enquadrado’ por policiais militares. A ação do policial foi filmada pelo rapaz abordado, o operador de loja Lucas Costa. Isso por ser a 4ª vez em que estava sendo abordado no ano. Na ocasião, o policial disse que ele tem cara de ladrão, e isso repercutiu nas redes sociais. Além de dizer que o rapaz tem cara de ladrão, o PM ainda disse que ele seria ‘enquadrado’ dez vezes.
O policial será remanejado para atividades administrativas, sem contato com o público, até que as apurações do caso sejam concluídas. A PM afirma que os fatos observados nas imagens, preliminarmente, contrariam os procedimentos operacionais, bem como os princípios e valores preconizados pela instituição, e serão objeto de rigorosa análise.
No vídeo, é possível ouvir a conversa entre o PM e o jovem. Primeiro, o policial o questiona: “Por que que você tá revoltado aí”? Em seguida, o jovem olha e diz: “Porque é o quarto ‘enquadro’ que eu levo esse ano”. O PM responde: “Fod–*, tu tem cara de ladrão, tu vai ser enquadrado dez vezes, você tá escutando”?
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, destaca quw qualquer policial que cometa algum tipo de conduta inadequada, abusiva, envolvendo a atividade policial, está sujeito a um procedimento administrativo interno, formalizado e efetuado pela Corregedoria, que deve apurar os fatos. Conforme ele, o policial terá direito a defesa, e ao fim do processo, e poderá vir a sofrer alguma sanção. Para ele, a Polícia Militar nesse caso foi correta, afastou o policial.
De acordo com Lopes é preciso encontrar mecanismos para que situações como a ocorrida com o Lucas não se repitam. Ele enfatiza pensar que o policial deve fazer um novo treinamento. Para se capacitar e para saber que não pode haver distinção entre os seres humanos, que as pessoas são inocentes até que se prove o contrário. Conforme Lopes, já foi pedida a abertura de procedimento para indagar a Corregedoria e o comando da polícia sobre as providências com relação ao caso. O jovem abordado pelo PM, depois do ocorrido, passou a fazer terapia, e até mudou o trajeto de ida e volta ao trabalho, indo e vindo de ônibus.
Lucas realiza terapias e agora vai e vem do trabalho de ônibus para evitar a presença de policiais
A Polícia Militar destacou, também, que a abordagem policial é uma das principais ações preventivas, sendo necessária para a descoberta de objetos ilícitos, drogas e para retirar armas de fogo irregulares de circulação. Segundo a corporação, devido à ação da PM e às buscas pessoais realizadas, a região das orlas de São Vicente e Santos não registraram ocorrências de roubo em 2021. Porém, a PM destaca que as buscas pessoais devem ser realizadas dentro de parâmetros técnicos e em total observância aos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que são pautados no respeito às pessoas e na da legislação vigente.
Fonte: G1