AULAS PRESENCIAIS EM ESCOLAS MUNICIPAIS PODEM VOLTAR A PARTIR DO DIA 8 DE FEVEREIRO
Levando em consideração as normas decretados pela Secretaria Estadual, a rede municipal de ensino prevê que as crianças voltem às salas de aula no início de fevereiro, dia 8, mais precisamente. Assim sendo, a Secretaria de Educação do município informou já estar trabalhando o calendário escolar, sendo que será realizado o planejamento dos professores nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro. Segundo as informações da Secretaria, as aulas serão iniciadas de forma gradativa, prevendo até 50% dos alunos por dia.
O início contará com alunos maiores, do 4º e 5º ano, de maneira podendo aumentar a porcentagem de alunos na sala de aula, de acordo com as possíveis futuras baixas dos números relacionados à pandemia do coronavírus.Com relação aos pais que temem levar os filhos à escola devido a uma possível contaminação contaminação, a Secretaria informou que, no município, o retorno presencial não será obrigatório. Entretanto, o responsável deverá assinar um termo de compromisso responsabilizando-se pela interação do aluno com as aulas online.
De acordo com a determinação do Estado, para o ensino fundamental e médio, a carga horária mínima anual obrigatória é a de 800 horas, sendo, no mínimo, 1/3 delas realizadas de forma presencial e as demais podendo ser cumpridas de forma remota. Na situação de alunos do grupo de risco, será necessária a apresentação de atestado médico para que as aulas sejam realizadas 100% remotas. A frequência nas aulas terá que ser de no mínimo 75%. Estas referidas regras tiveram homologação da secretaria estadual no sábado passado, dia 16 de janeiro.